segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ACERVO CENTRO DE MEMÓRIA CRA/MS : REGISTROS COLETADOS, ORGANIZADOS E DISPONIBILIZADOS!

O Centro de Memória do CRA/MS organiza-se de forma que os diversos materiais (fotos, convites, folders, cartazes, dentre outros) estejam arranjados de forma a materializar os diversos feitos, funções e atividades deste conselho: eventos, posses, premiações dadas, manuais, cursos, treinamentos estão arranjados permitindo-se sua rápida busca e recuperação.

O acervo está tratado de acordo com princípios da Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e completamente automatizado com o software BibLivre, em sua versão 4.0.  Este é um software livre, distribuído sob os termos da licença GPL em português, o que significa que ele pode ser instalado, utilizado, modificado e redistribuído de forma gratuita.


Navegação

Caso o interessado queira conhecer o acervo Centro de Memória CRA/MS, o arranjo documental permite a navegação por meio do acervo da instituição, em ordem cronológica de sua criação. O acervo está disponibilizado em séries documentais que expressam a tipologia dos documentos (eventos, campanhas publicitárias, recortes de jornais, projetos, treinamentos) e seu suporte (fotografia, manuscrito, cartazes, panfletos, dentre outros).

Nos casos em que o usuário procure um determinado material específico, a rápida recuperação se dará por meio do software BibLivre. Na tela inicial do programa, acesse o link “Pesquisa” e “Bibliográfica”. Na interface seguinte, faça a busca pelo nome do evento, nome de personagem do CRA/MS que deseje encontrar ou pelo suporte documental que se pretende visualizar, conforme o exemplo abaixo:



Caso deseje mais informações sobre o documento recuperado, clique em abrir registro. A tela seguinte revela mais informações relevantes sobre o documento, incluindo todos os tipos documentais encontrados na série. Para localizar o documento, anote o código localizado na etiqueta “Localização” e o da etiqueta “Notas Locais”, como observado no exemplo abaixo:


Desta forma, é possível localizar e ter em mãos qualquer documento encontrado no Centro de Memória.  Visite o Centro e acesse a história desta importante instituição do estado! Será um enorme prazer recebê-lo(a) na casa do administrador(a) sul-mato-grossense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos-lhes pelo cometário. Você ajudá-nos a escrever e institucionalizar a Memória da profissão e do profissional administrador(a) de Mato Grosso do Sul.